Os mais de 105 mil eleitores de Castanhal devem ficar atentos ao prazo do recadastramento biométrico, que já inicia na próxima quarta-feira, 9. Os eleitores que não fizerem o recadastramento não poderão votar nas próximas eleições, jáque terão o título cancelado.

Na reunião de ontem, 1, uma comitiva do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esteve em Castanhal para esclarecer à comunidade como será o novo sistema de cadastramento dos eleitores. “Nós vamos fazer a substituição do título antigopelo novo sistema que é o da biometria. Esse sistema está cada vez mais perfeito e moderno. Dará mais segurança às eleições, pois o eleitor será identificado pelas suas digitais e pela foto. Temos a meta de fazer o recadastramento de mil eleitores por dia”, disse o presidente do TRE do Pará, Leonardo Tavares.

Segundoo TRE, o recadastramento biométrico é importante para garantir a informatização do voto no Brasil e para eliminar a possibilidade de um eleitor votar no lugarde outro, já que cada pessoa será identificada pelas suas impressões digitais e pela foto.

“Em fevereiro deste ano, uma equipe do TRE esteve em Castanhal para que a prefeitura entrasse com toda a logística necessária para fazer o recadastramento biométrico. E desde então a prefeitura não economizou esforços para auxiliar o TRE nesse importante ato que vai reforçar a democracia no município de Castanhal. Então a prefeitura irá disponibilizar 16 servidores queirão ajudar a fazer o recadastramento biométrico durante os 9 meses. Sem mencionar o apoio que daremos com banheiros químicos, tendas e outros suportes para auxiliar as filas dos eleitores que irão se cadastrar”, esclareceu o secretário municipal de administração, Alessandro Amaro.

O recadastramento biométrico pode ser feito das 9h às 17h, no Cartório Eleitoral de Castanhal, localizado na Rua Gilberto Menezes, s/n, em frente á Praça do Cristo. Para tirar o novo título de eleitor, basta levar o Documento de Identificação Original (RG) e o comprovante de endereço recente. O prazo para fazer o recadastramento biométrico encerra no dia 5 de abril de 2014, porém o TRE orienta os eleitores a não deixarem para fazer o recadastramento nos últimos dias.
recadastramento-biometrico