Neste fim de semana, 30, 31 e dia 1º, Castanhal recebe em seu Palco Estrela vários artistas que representam o que há de mais interessante no momento atual da música paraense. Os shows serão gratuitos e precedidos por oficinas da Rede Motiva  ligadas ao mercado musical. Na sexta e no sábado, a partir das 19h, o público de Castanhal e das regiões próximas poderão conhecer a programação que une o melhor da atual música paraense com nomes da música produzida por artistas de Castanhal, como Espoleta Blues, DJ Jaloo e Gramofolk. Esta será a terceira edição do Conexão  em Castanhal.

O compositor Jurandyr, autor do sucesso brega “Panelinha”, será o convidado da Gang do Eletro, que encerra a primeira noite, de sexta, 30, depois dos shows de Gramofolk, Projeto Secreto Macacos e Manoel Cordeiro. No domingo, 1, quem encerra a noite é Jaloo. Antes, quem anima a platéia serão os grupos musicais Espoleta blues, Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra e Metaleiras da amazônia , convidando Juca Culatra.

Manoel Cordeiro, junto à sua guitarra, é um dos grandes destaques da atual cena musical do Pará, junto ao Metaleiras da Amazônia e o show alucinado da Gang do Eletro, além do som instrumental bem conceituado do Zebrabeat e do Projeto Secreto Macacos, ambos em ótimos momentos – o primeiro foi destaque em reportagem na Folha de S. Paulo e o segundo se apresentou recentemente no Circo Voador no Conexão Rio. Tem também as atrações locais, que são o grande tempero do programa Conexão reunindo artistas de fora com os da cena local. Jaloo, que reside atualmente em São Paulo, traz sua pegada eletrônica e moderna para a noite. Espoleta Blues vem com toda a alegria de pais e filhos tocando juntos. Gramofolk, banda do ex-Madame Saatan Zé Mário, aposta no rock autoral de pegada pop.

OFICINAS – Patrocinadas pela Vivo, por meio da Lei Semear, Fundação Cultural Presidente Tancredo Neves e do Governo do Estado do Pará, o Conexão Castanhal se une ao Rede Motiva e ao Percurso Guará Vermelho para ações voltadas à formação de plateia e na capacitação de profissionais envolvidos no meio cultural. As ações vão do dia 26 a 30 de agosto. Na fanpage facebook.com/conexoeslivres há mais detalhes sobre as oficinas que serão oferecidas gratuitamente em Castanhal, que serão: Oficina de Iluminação, com Zé Rodrigues; Oficina de Mapping, com Roberta Carvalho; Fotografia, com o Fora do Eixo Amazônia; e Produção Cultural (Básico), também com o Fora do Eixo Amazônia.

As oficinas culminarão no evento, onde haverá projeção no palco e os participantes entenderem na prática como funciona. As inscrições devem ser feitas pelo email oficinas@amplicriativa.com.br e na Funcast (Fundação Cultural de Castanhal).

PROGRAMAÇÃO

SEXTA – 30.08 (Palco Estrela)

-Gramofolk

-Projeto Secreto Macacos

-Manoel Cordeiro

-Gang do Eletro convida Jurandyr

SÁBADO – 31.08 (Palco Estrela)

-Espoleta Blues

-Zebrabeat

-Metaleiras da Amazônia convida Juca Culatra

-Jaloo

OFICINAS REDE MOTIVA – 30 DE AGOSTO

Oficina de Mapping – Facilitadora: Roberta Carvalho

30/08 – Palco do Conexão

Oficina de Iluminação – Facilitador: Zé Rodrigues

30/08 – Palco do Conexão