A Fundação Cultural de Castanhal, Funcast, abriu as portas para receber a exposição”Mergulho”, de José Ailson e Teodoro Negrão.

José Ailson, artista plástico castanhalense, trabalha com gravuras há mais de 10 anos. Segundo ele, o interesse em fazer a exposição teve como ponto de partida o resgate do passado. “Surgiu dessa relação de olhar pra infância, de imaginar essas coisas,coisas que se passam; essa coisa do passado, da nossa memória. Essa liberdade que a gente tinha e, de repente, não tem mais”.

O método utilizado nas gravuras foi a xilogravura, que é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz epossibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado.

Teodoro Negrão, também é artista plástico há 15 anos. Formado em design de joias, possui exposições conhecidas no meio artístico e já foi selecionado por várias instituições de grande renome estadual, como o Arte Pará, Mídia Cidadã e a Fundação Curro Velho.

As obras da exposição “Mergulho” estavam nas paredes de bairros da cidade, como: Fonte Boa, Milagre, Cristo e Estrela. A intenção é mostrar um trabalho que vem das nascentes do igarapé Castanhal e da periferia ao centro da cidade, fazendo um processo inverso: vindo da rua e chegando à galeria, buscando novos artistas e conectando-os a uma rede.

O artista que antes trabalhava com outras linhas nas suas obras, distorcidas e expressivas, atualmente busca uma relação de imagens mais positivas, imagens que trazem uma relação de felicidade, alegria e brincadeira. “Esse mergulho eu quero espalhar na cidade!”, disse José Ailson. A proposta é de uma intervenção continuada.

Sobre a rede, o artista disse: “É a questão da ajuda, do apoio que a gente precisa. É uma rede de amigos pra que a coisa aconteça, então a gente se encontra, conversa e dá um jeito de fazer as coisas com o que tem, principalmente com a boa vontade. E isso a gente tá tentando expandir aqui na cidade e já estão surgindo alguns contatos, algumas propostas. Temos planos futuros de fazer uma intervenção bem maior na cidade, com artistas do grafite, da pintura”, anunciou.

A exposição”Mergulho” fica aberta na galeria da Funcast até dia 20/10. A visita é gratuita.